top of page
roy-javier-Qj2Z8m4y64E-unsplash_edited.jpg

Blog da AKVO
Para quem quer
saber mais sobre
 
ESG e sustentabilidade

Image by Nahil Naseer

Plataforma AKVO

Iniciando sua jornada na sustentabilidade


Jornal a Voz da Serra - Especial Frinape 2022, onde foi veiculado o conteúdo dessa postagem

A junção de três letras tem ganhado destaque no contexto atual: ESG. A sigla amplamente utilizada no mundo corporativo reflete os pilares da Governança Corporativa, Responsabilidade Social e Ambiental. Essa mudança de paradigma tem possibilitado às empresas medirem o impacto positivo que suas ações geram na sociedade como um todo.


Se no passado uma empresa deveria estar focada no seu crescimento e lucratividade, hoje seu papel na sociedade é muito mais amplo. As empresas buscam o ESG, para gerar impacto positivo na sociedade, reduzir riscos e melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e a comunidade como um todo.


Um dos principais motivos de crescimento da agenda ESG é a urgência em combater as mudanças climáticas. Dados do último relatório do IPCC sugerem que devemos agir de maneira contundente para reduzir a emissão de Gases Efeito Estufa pela metade ainda nessa década e chegar ao marco de Carbono Zero em 2050. Neste exato momento, a COP 27, sediada no Egito, está protagonizando o avanço do Tratado de Paris, em especial, com três temáticas que abrangem a maior parte dos aspectos decisórios:


1. Mitigação: como os países estão reduzindo suas emissões?
2. Adaptação: como os países vão se adaptar e ajudar outros a fazerem o mesmo?
3. Financiamento Climático: Tema de grande importância ao Brasil devido ao potencial que temos, tanto em sequestrar carbono, pela disposição de nossas florestas, quanto em emitir, especialmente pelo desmatamento e mudanças no uso do solo.

Esse cenário reforça a importância de ampliar a discussão sobre o tema e desenvolver ferramentas que permitam que empresas, governos e pessoas atuem como protagonistas das suas jornadas de sustentabilidade.

Por onde iniciar? Quais critérios incluir? Como calcular, traçar metas e planos de ação para a redução das emissões? Como compensar as emissões por meio de aquisição de créditos de carbono, que é uma das modalidades de financiamento climático?


A Plataforma AKVO ESG surge para aproximar o público dessas respostas com ferramentas integradas, de maneira ágil e intuitiva.


Qual a sua meta de sustentabilidade para hoje?

A Frinape 2022 é Carbono Neutro


Equipe da AKVO ESG organizando a coleta de dados para o Inventário de GEE da Frinape 2022

A Frinape 2022 é a primeira feira multissetorial Carbono Neutro do Rio Grande do Sul. Isso promove a visibilidade da organização, reitera o seu compromisso socioambiental e atesta que a Frinape contribuiu para as questões climáticas como evento de baixo carbono.


A Feira reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, entretenimento e grandes shows, movimentando um público expressivo que inclui visitantes, expositores e fornecedores. Como consequência do fluxo intenso de veículos de transporte de cargas e pessoas, além da geração de resíduos e consumo de energia elétrica, um volume significativo de Gases de Efeito Estufa (GEE) será emitido pela feira.


Nesse sentido, a AKVO ESG, em parceria com a FAU Agricultura e Meio Ambiente, está realizando o Inventário de Emissões de Gases Efeito Estufa (GEE) da Frinape 2022 e fará a compensação das emissões por meio da compra de créditos de carbono.


A Plataforma AKVO ESG surge para aproximar o público dessas respostas com ferramentas integradas, de maneira ágil e intuitiva.


Estande da AKVO ESG e FAU Agricultura e Meio Ambiente na Frinape 2022




76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page