top of page
roy-javier-Qj2Z8m4y64E-unsplash_edited.jpg

Blog da AKVO
Para quem quer
saber mais sobre
 
ESG e sustentabilidade

Image by Nahil Naseer

Desenvolvendo eventos sustentáveis: a visão da AKVO ESG para eventos neutros em carbono


Fotografia do palco principal da Gramado Summit durante uma das palestras em 2023. Abaixo da foto, está o texto: "Gramado Summit: Evento Carbono Neutro", junto com a logo da AKVO-ESG.

Créditos da Fotografia: Gramado Summit, 2023. Edição: AKVO-ESG.


É inegável que o cenário contemporâneo exige uma abordagem cada vez mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Nesse contexto, eventos de grande porte têm um papel crucial não apenas como espaços de troca de conhecimento e experiências, mas também como catalisadores de mudanças em direção à sustentabilidade e ao combate às mudanças do clima. A Gramado Summit é um verdadeiro ícone nos segmentos de inovação, tecnologia, empreendedorismo, startups e marketing digital. O evento não apenas reúne personalidades de destaque nessas áreas, mas também busca fomentar o desenvolvimento de projetos e o networking colaborativo.


Entretanto, além de ser um evento de destaque em seu setor, a Gramado Summit abraça uma visão mais sustentável e responsável. Em parceria com a AKVO ESG, tornou-se um evento carbono neutro em 2023, demonstrando um compromisso tangível com o meio ambiente, a sociedade e o futuro do planeta ao repetir a iniciativa em 2024.


As mudanças do clima representam um desafio global sem precedentes. O aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera tem desencadeado uma série de impactos ambientais e sociais. Para enfrentar esse desafio, é imperativo adotar uma abordagem proativa e consciente, buscando a neutralidade climática e a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).


O processo de medição das emissões de GEE de um evento é multifacetado e abrangente. Envolve a análise de diversas fontes de emissão, desde o deslocamento dos funcionários, expositores, palestrantes, até o consumo de energia e a geração de resíduos. Por meio de metodologias reconhecidas internacionalmente, elaboradas a partir Programa Brasileiro GHG Protocol, é possível proceder à identificação e quantificação das fontes de emissão de GEE e, posteriormente, desenvolver estratégias eficazes de mitigação e compensação.


A neutralização das emissões associadas a eventos como a Gramado Summit não é apenas uma escolha ética, mas também uma necessidade urgente. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a adoção de práticas sustentáveis em eventos traz uma série de benefícios tangíveis. Estes incluem desde a redução de custos operacionais até o fortalecimento da imagem institucional, garantindo que o evento opere de maneira ambientalmente responsável, com processos mais sustentáveis e eficientes, otimizando também a alocação e utilização de recursos, evitando o desperdício.


Eventos que adotam essas práticas têm o potencial de inspirar mudanças significativas tanto no âmbito individual quanto coletivo. Em última análise, a jornada rumo à sustentabilidade exige o engajamento e o comprometimento de todos os envolvidos. Ao adotar uma abordagem holística e consciente, eventos como a Gramado Summit não apenas se posicionam como agentes de mudança, mas também como catalisadores de uma nova era de desenvolvimento sustentável e responsável.


A parceria entre a Gramado Summit e a AKVO ESG representa um marco significativo no cenário dos eventos sustentáveis. Ao alinhar inovação, tecnologia e empreendedorismo com os princípios da sustentabilidade, essas organizações estão liderando pelo exemplo e inspirando outros a seguirem o mesmo caminho. Que este seja apenas o primeiro passo em direção a um futuro mais verde e equitativo para todos.


É crucial ressaltar que a neutralização das emissões de carbono não é exclusiva de eventos de grande porte. Na verdade, qualquer evento, independentemente do seu tamanho ou escala, pode adotar medidas para se tornar carbono neutro.


A AKVO ESG oferece apoio e acompanhamento especializado para eventos de todas as dimensões, auxiliando na identificação de fontes de emissão, na elaboração de estratégias de mitigação e na implementação de práticas sustentáveis. Além disso, oferece créditos de carbono certificados para que os clientes possam efetuar a neutralização das emissões que não puderem ser evitadas.


Saiba mais no nosso site: www.akvo-esg.com.br

Ou entre em contato com os nossos consultores: contato@akvo-esg.com.br

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page