top of page
roy-javier-Qj2Z8m4y64E-unsplash_edited.jpg

Blog da AKVO
Para quem quer
saber mais sobre
 
ESG e sustentabilidade

Image by Nahil Naseer

Mulheres liderando a implantação da agenda ESG


No Dia Internacional da Mulher, é importante destacar o papel fundamental das mulheres na área de sustentabilidade e na implementação da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) em empresas e organizações.


As mulheres estão cada vez mais presentes nas posições de liderança em empresas e organizações que buscam um futuro socialmente responsável e mais sustentável. Elas trazem uma perspectiva diferenciada e uma abordagem mais inclusiva, considerando a diversidade de pessoas e grupos impactados pelas atividades de negócio.


Na área ambiental, as mulheres têm sido fundamentais na criação de soluções inovadoras para problemas ambientais, como a redução de emissões de gases de efeito estufa e a gestão de resíduos. Além disso, muitas líderes femininas têm trabalhado para a promoção de uma economia circular, que valoriza a reutilização e reciclagem de materiais, reduzindo a produção de lixo e minimizando os impactos ambientais.


No campo social, as mulheres têm liderado iniciativas para a promoção da igualdade de gênero e inclusão social nas empresas e na sociedade como um todo. Elas têm trabalhado para a criação de políticas internas de diversidade e inclusão, valorizando a contratação e promoção de mulheres e pessoas de grupos historicamente marginalizados.


Na área de governança, as mulheres têm sido cada vez mais presentes em conselhos de administração de empresas, trazendo uma visão mais plural e colaborativa para a tomada de decisões. Elas têm trabalhado para garantir uma gestão mais transparente e ética, com foco no desenvolvimento sustentável.


Portanto, é fundamental valorizar e reconhecer o protagonismo feminino na área de sustentabilidade e implantação da agenda ESG. As mulheres têm desempenhado um papel crucial na construção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para todos.


Protagonismo Feminino na Área da Sustentabilidade


Vandana Shiva: ativista e líder ambientalista indiana. Fundou a Navdanya, uma organização que promove a conservação da biodiversidade e a defesa dos direitos dos agricultores na Índia. Shiva é reconhecida internacionalmente por sua luta contra a privatização de sementes e a favor da agricultura sustentável. Ela defende a importância de se proteger a biodiversidade como forma de garantir a segurança alimentar e a sobrevivência de comunidades rurais.


Christiana Figueres: ex-diretora executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Liderou as negociações do Acordo de Paris em 2015, um marco na luta global contra as mudanças climáticas. Figueres tem trabalhado incansavelmente para promover a cooperação internacional na luta contra as mudanças climáticas e tem defendido a importância de uma abordagem colaborativa e inclusiva para alcançar soluções sustentáveis. Ela também é cofundadora do Global Optimism, uma organização dedicada a impulsionar mudanças transformadoras em prol de um futuro mais sustentável e justo para todos.


Luiza Trajano: empresária brasileira e presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Tem liderado uma série de iniciativas para promover a inclusão social e a sustentabilidade na empresa, como a criação de um programa de treinamento para mulheres empreendedoras e a implantação de iniciativas para a redução de emissões de carbono na logística da empresa. Luiza também é uma defensora da igualdade de gênero e da diversidade nas empresas, tendo sido uma das principais vozes na campanha pela igualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil.


Greta Thunberg: se tornou uma figura proeminente no movimento global pelo clima. Greta chamou a atenção mundial para a urgência de combater as mudanças climáticas e para a necessidade de ação imediata. Ela liderou greves estudantis em todo o mundo e falou em conferências internacionais, inspirando jovens e adultos a se unirem na luta contra as mudanças climáticas.



97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page