top of page
roy-javier-Qj2Z8m4y64E-unsplash_edited.jpg

Blog da AKVO
Para quem quer
saber mais sobre
 
ESG e sustentabilidade

Image by Nahil Naseer

Eventos Sustentáveis


Imagem: Plantio simbólico de árvores para marcar a compensação das emissões de GEE do 24° Erechim Rally Brasil. O projeto Rally Carbono Zero é desenvolvido desde 2013, em parceria com a FAU Agricultura e Meio Ambiente e agora com a AKVO ESG.


As mudanças climáticas consistem em alterações em padrões climáticos globais e regionais, intensificadas a partir da segunda metade do século XX e atribuídas ao aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera resultante do uso de combustíveis fósseis. A principal causa das mudanças é a expansão do efeito estufa em decorrência das atividades humanas, já que o acúmulo de certos gases na atmosfera impede que o calor irradie da Terra para o espaço. O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o ódixo nitroso (N2O) são conhecidos por gerar os maiores impactos.


Ainda é possível limitar o aumento da temperatura global nas próximas décadas, fazendo com que a situação climática evolua para cenários mais otimistas. Contudo, para que isso aconteça, cada um de nós deve fazer a sua parte. Os benefícios de promover um evento que seja carbono neutro incluem a oportunidade de demonstrar publicamente o compromiso com as mudanças climáticas e a sustentabilidade, de inspirar os participantes à partirem para a ação, escolhendo opções de baixo carbono em suas vidas, além de economizar recursos, reduzindo o consumo.


Eventos sustentáveis englobam qualquer tentativa de reduzir emissões, resíduos ou promover a sustentabilidade ambiental por meio de medidas orientadas para a ação. O primeiro passo é a identificação de todas as emissões de gases de efeito estufa associadas ao evento. As maiores fontes de emissão incluem deslocamento dos participantes, consumo de energia e recursos e geração de resíduos. Após a identificação, as emissões podem ser quantificadas e mitigadas. Quando não for possível a redução, devem ser adotadas estratégias de compensação.


Por que mensurar as emissões de carbono de um evento?

1. Identificar oportunidades para redução das emissões;
2. Comunicar a pegada de carbono do evento para os participantes e o público em geral;
3. Compensar as emissões associadas ao evento ou permitir aos participantes compensar sua parte nas emissões;
4. Assumir um compromisso público diante da questão climática e da sustentabildiade;
5. Incentivar os envolvidos a partirem para a ação e assumirem escolhas de baixo carbono para suas vidas.


Fontes de emissão geralmente identificadas:

1. Deslocamento dos organizadores, instrutores e participantes;
2. Acomodações dos organizadores e participantes;
3. Consumo de energia;
4. Resíduos gerados;
5. Escape de gás de equipamentos de ar-condicionado;
6. Emissões associadas aos materiais utilizados no evento;
7. Emissões associadas à montagem e desmontagem de materiais e estruturas utilizados.

Como a AKVO pode ajudar?


A Akvo oferece soluções personalizadas na área de elaboração de inventários e compensação de emissões de gases de efeito estufa para eventos. Nossos consultores realizam e orientam a coleta de dados e fazem o processamento das informações, gerando os relatórios e recomendando a melhor estratégia de compensação.


Em breve, essa funcionalidade também estará disponível em nossa plataforma. Fique ligado!



Imagem: Inventário de Emissões de Gases de Efeito

Estufa da turma 76, Dale Carnegie Erechim (2022),

elaborado pela AKVO ESG.

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page